Maria

Papa apresenta Maria como modelo da Igreja orante.

  Na audiência geral de 14 de março, o Papa Bento XVI iniciou uma nova série de catequese sobre a oração do livro dos Atos dos Apóstolos e nas cartas de São Paulo.

  Bento XVI inaugurou esta nova série falando da presença orante de Maria.  Enquanto a anunciação nos narra a presença de Maria no começo da vida terrena de Jesus, nos Atos dos Apóstolos a vemos reunida com eles, à espera da vinda do Espírito Santo, acompanhando com sua oração silenciosa os primeiros passos da Igreja.

A presença de Maria, de Nazaré a Jerusalém, passando pela cruz, é caracterizada pela capacidade de manter um clima perseverante de recolhimento.  Com os apóstolos, Maria se encontra em oração com e na Igreja.  Maria nos ensina a necessidade da oração e de manter com seu filho uma relação constante, íntima e repleta de amor, para poder anunciar com valentia a todos os homens que ele É o salvador do mundo.

No final, Bento XVI fez um resumo em várias línguas, entre as quais a portuguesa, seguido de saudação: Queridos irmãos e irmãs, nos Atos dos Apóstolos aparecem discípulos reunidos em oração com a Mãe de Jesus no cenáculo à espera do Espírito Santo. Assim com a vida terrena de Jesus teve início com Maria, assim também a Igreja dá os primeiros passos com ela.

As etapas do caminho de Maria desde a sua casa em Nazaré até o cenáculo, passando pela Cruz onde Jesus lhe entregou João como filho, a mostraram num perseverante clima de recolhimento meditando tudo no silêncio do seu coração. Com esta atitude interior de escuta,  Maria é capaz de ler a história, reconhecendo com humildade que é o Senhor quem tudo realiza.

No Magnificat, vemos Maria cantar não só as maravilhas nelas operadas, mas também aquilo que Deus fez e continua a fazer na história.  Por isto esta sua presença no Cenáculo tem um grande significado, pois Maria partilha com os apóstolos aquilo que há de mais precioso a memória viva de Jesus na oração.  Venerar a Mãe de Jesus na Igreja significa aprender dela a ser comunidade que reza.

Fonte Rádio Vaticano.      


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui